Diversos fatores influenciam a fertilidade masculina. A varicocele é uma das principais, atingindo, em média, de 10% a 20% dos homens. Na maioria dos casos, ela é assintomática, tornando o seu diagnóstico mais difícil.
A varicocele afeta o sistema reprodutor masculino, mais precisamente, a região dos testículos. O sangue que corre pela região testicular é transportado pelo cordão espermático, estrutura que sustenta os testículos. A doença provoca a dilatação das veias espermáticas, que fazem parte do plexo pampiniforme.
Com isso, a produção e a qualidade dos espermatozoides são comprometidas, podendo causar infertilidade. Continue a leitura para descobrir como é feito o diagnóstico da doença e a sua relação com a infertilidade.
Confira!
A varicocele é uma doença exclusivamente masculina que atinge cerca de 10% a 20% dos homens. Ela é caracterizada, principalmente, pela dilatação anormal das veias da região dos testículos.
Até o momento, não existe um consenso sobre os fatores que causam a doença. Porém, uma das mais aceitas é a presença de um defeito nas veias espermáticas, provocando o aumento da pressão no local e a dilatação das veias.
A varicocele pode surgir em qualquer idade, porém ela é muito comum na adolescência. Em casos leves, a varicocele é uma doença silenciosa e não apresenta sintomas. Ao primeiro sinal de algum dos sintomas a seguir, procure um urologista.
Com o avanço da doença, os seus sintomas vão se tornando mais aparentes. Conheça os principais sintomas da varicocele.
O exame físico no consultório médico é o método mais utilizado para diagnosticar a varicocele. O profissional visualiza e palpa a região testicular para avaliar a presença de atrofia, assimetria ou de veias nos testículos.
Durante o exame, o médico pede para que o paciente faça a manobra de Valsalva, em que ele fecha o nariz e a boca, e tenta expirar o ar. Esse movimento torna as veias mais aparentes, auxiliando na detecção da doença.
A varicocele é dividida em três graus, de acordo com a sua intensidade. São eles:
No nível mais leve da varicocele, as veias são perceptíveis apenas com a manobra de Valsalva.
No nível moderado da doença, o médico palpa a região testicular e identifica facilmente a dilatação das veias sem a manobra de Valsalva.
O nível mais grave da varicocele, as veias espermáticas são vistas e palpadas com facilidade.
A confirmação do diagnóstico também pode ser feita por exames de imagem e laboratoriais. O ultrassom com doppler possibilita visualizar o fluxo sanguíneo da região testicular.
O espermograma também é solicitado com frequência, mas não com a finalidade de ajudar no diagnóstico. Ele é importante para avaliar a fertilidade masculina, pois analisa a concentração, motilidade, morfologia, entre outros critérios dos espermatozoides.
A varicocele é a causa mais comum de infertilidade masculina. O fato de ser assintomática em graus leves, prejudica o diagnóstico precoce da doença. Nesses casos, a dificuldade em engravidar a parceira é o primeiro sinal de que algo está errado.
Ela prejudica a fertilidade do homem porque a dilatação das veias aumenta a temperatura da região testicular. Esse aumento afeta a produção e a qualidade dos espermatozoides e, consequentemente, a fertilidade.
Além disso, a varicocele também atinge as células produtoras de testosterona. A queda na produção do principal hormônio masculino provoca a redução da libido e da fertilidade masculina.
O tratamento da varicocele é destinado aos casos mais graves da doença, quando a fertilidade do homem é afetada. Ou seja, para os pacientes de grau II e III. Para o grau leve, onde não há sintomas, o paciente deve observar e relatar qualquer mudança ao médico.
A varicocele é tratada com cirurgia para corrigir o fluxo sanguíneo do local. Em muitos casos, a fertilidade do homem é restabelecida e o casal consegue engravidar por métodos naturais. Do contrário, as técnicas de reprodução assistida — principalmente, a fertilização in vitro (FIV) — são as mais indicadas para o casal realizar o sonho de ter filhos.
A FIV é a técnica mais indicada para casos graves de infertilidade masculina. Os gametas do casal são coletados e analisados para que sejam utilizados durante o processo apenas os de maior qualidade.
Ao falarmos sobre infertilidade masculina, não podemos deixar de lado a varicocele, uma das suas principais causas. A dilatação anormal das veias espermáticas é diagnosticada, principalmente, por um exame físico de rotina. O tratamento cirúrgico é indicado para os casos em que a fertilidade do homem é afetada.
A varicocele pode surgir em qualquer idade, porém, é muito comum em jovens. Se você quiser saber mais detalhes sobre ela, confira o nosso material exclusivo sobre a varicocele!
Agradecemos a sua leitura, aproveite e compartilhe
© 2024 ART MEDICINA S.A CNPJ: 17.109.145/0001-28. Todos os direitos reservados.
O conteúdo deste site foi elaborado pela equipe da Clínica Art Medicina e as informações aqui contidas tem caráter meramente informativo e educacional. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico, somente ele está habilitado a praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina. Todas imagens contidas no site são meramente ilustrativas e foram compradas em banco de imagens, não envolvendo imagens de pacientes.
Diretor Técnico: Marcelo Giacobbe - CRM 62588