Quantos dias dura o período fértil? - Art Medicina Reprodutiva
Art Medicina | WhatsApp
Clínica Art Medicina Reprodutiva
Pré-agendar consulta
Quantos dias dura o período fértil?

Quantos dias dura o período fértil?

Uma das dúvidas mais recorrentes das mulheres que desejam engravidar é saber quantos dias dura o período fértil. Afinal, é preciso entender em qual intervalo do ciclo menstrual ocorre a ovulação, para que, consequentemente, haja mais chances de ocorrer a fecundação durante as relações sexuais.

Para ajudar nessa questão, desenvolvemos este texto. Continue a leitura e descubra quantos dias dura o período fértil, bem como a relação desse intervalo com a fase ovulatória do ciclo menstrual.

Como acontece o ciclo menstrual?

O ciclo menstrual, também denominado ciclo reprodutivo, é caracterizado por uma sequência de eventos que preparam o corpo feminino para a concepção. Dessa maneira, é um processo ininterrupto marcado por diferentes fases, cada uma com a ação de hormônios para que a mulher libere o óvulo e, com isso, ocorra a fecundação.

Caso o óvulo se encontre com o espermatozoide na tuba uterina e o embrião se forme, o organismo também está pronto para fixá-lo no endométrio para começar a gestação em si. Já na situação de não ocorrer a fecundação, o corpo elimina o tecido endometrial sob a forma de menstruação.

Qual é a relação entre período fértil e ovulação?

Para saber quantos dias dura o período fértil, é necessário entender o que é o ciclo menstrual, especialmente a fase ovulatória, ou seja, em que o óvulo maduro é captado pela tuba uterina para ser transportado até o útero e poder ser fecundado.

É justamente nessa etapa que a mulher terá seus dias férteis, quer dizer, o intervalo em que pode engravidar. Conhecer quais são esses dias é importante, pois apenas um óvulo é liberado a cada ciclo menstrual, o que ocorre geralmente na metade dos ciclos regulares.

Afinal, quantos dias dura o período fértil?

Para compreender a duração do período fértil e quando ele ocorre, o primeiro ponto é a mulher saber se o seu ciclo é regular ou não. Isso porque, quando o ciclo dura a mesma quantidade de dias todos os meses, fica mais fácil descobrir o dia provável da ovulação. No caso de ciclos irregulares, o ideal é ter atenção aos sinais que podem surgir quando o óvulo é liberado.

Geralmente, a média de duração do ciclo menstrual é de 28 dias. Então, caso a mulher com um ciclo regular tenha menstruado no dia 10 de novembro, provavelmente ela vai ovular no meio do seu ciclo, no dia 24 de novembro.

Esse cálculo é necessário visto que a provável data da ovulação é usada para determinar o período fértil. E é nesse aspecto que pode surgir a dúvida: quantos dias ele dura?

Saiba que o período fértil tem duração média de 4 dias, então, você considera o dia da ovulação na metade do ciclo menstrual e conta 3 dias antes dessa data. Logo, no exemplo que apresentamos, os dias férteis da mulher seriam: 21, 22, 23 e 24 de novembro.

Mas se a mulher só ovula em um único dia, por que considerar 4 dias como o período fértil? É que devemos pensar que o gameta masculino (espermatozoide) pode durar aproximadamente 3 dias no corpo da mulher e o óvulo 24h. Sendo assim, se a mulher tiver relações sexuais no primeiro dia do período fértil, mas ovular alguns dias depois, ainda assim há chances de ela engravidar.

Como descobrir quais são os dias do período fértil?

Você viu que o período fértil dura, em média, 4 dias, porém, como saber quando ele ocorre em ciclos irregulares ou quando a mulher não se lembra do dia em que menstruou? Nesses casos, a dica é ter atenção aos sinais que ela pode sentir nesse intervalo, como:

Como a reprodução assistida ajuda mulheres com dificuldades para engravidar?

Depois de compreender que o período fértil pode ter uma duração de 4 dias, é preciso saber que, caso haja qualquer alteração hormonal ou outro problema relacionado ao sistema reprodutivo feminino, pode haver interferência na ovulação e comprometer a fertilidade.

Desse modo, qualquer incômodo na região pélvica, mudanças no ciclo menstrual ou caso seja notada uma dificuldade para engravidar, o ideal é procurar o médico.

Saiba que, na situação de qualquer intercorrência que impeça o casal de engravidar naturalmente, existem técnicas de reprodução assistida avançadas que podem ser indicadas. Entre elas estão a fertilização in vitro (FIV), inseminação artificial (IA) ou, dependendo do caso, até mesmo o coito programado, mais simples.

Agora você já sabe quantos dias dura o período fértil e como identificar esse intervalo no ciclo menstrual. Com isso, é possível determinar os melhores dias para ter relações sexuais, aumentando as chances de engravidar.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia este texto que explica como calcular o período fértil!

Agradecemos a sua leitura, aproveite e compartilhe
com seus amigos esse texto:
Ficou com dúvidas ou gostou do conteúdo?
Deixe o seu comentário abaixo:

© 2022 ART MEDICINA S.A CNPJ: 17.109.145/0001-28. Todos os direitos reservados.
O conteúdo deste site foi elaborado pela equipe da Clínica Art Medicina e as informações aqui contidas tem caráter meramente informativo e educacional. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico, somente ele está habilitado a praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina. Todas imagens contidas no site são meramente ilustrativas e foram compradas em banco de imagens, não envolvendo imagens de pacientes.
Diretor Técnico: Marcelo Giacobbe - CRM 62588