Período fértil e ovulação: qual a relação? - Art Medicina Reprodutiva
Clínica Art Medicina Reprodutiva
Pré-agendar consulta
Período fértil e ovulação: qual a relação?

Período fértil e ovulação: qual a relação?

O período fértil está na lista de termos que muitas pessoas já ouviram falar, mas não sabem exatamente o que isso significa. Ele se relaciona com a ovulação e é uma fase muito importante para quem deseja ter filhos, pois ter relações sexuais durante o período fértil aumenta as chances de a gravidez acontecer.

Saber como a ovulação funciona e como calcular o período fértil é importante tanto para a mulher que está tentando engravidar naturalmente, quanto para as que irão engravidar por reprodução assistida.

Por isso, ao longo da leitura vamos mostrar a relação entre a ovulação e o período fértil. Confira!

O que é ovulação?

A ovulação acontece quando o óvulo é liberado por um dos ovários em direção às tubas uterinas. Ela faz parte do ciclo menstrual, por isso, precisamos entender como ele funciona. O ciclo menstrual pode ser regular (com duração de 28 dias) ou irregular (com período indeterminado) e, ainda, é dividido em 3 fases: a folicular, a ovulatória e a lútea.

Fase folicular

O primeiro dia da menstruação marca o início do ciclo menstrual. Nos ciclos regulares, a fase folicular possui 13 dias. A ação do hormônio FSH (hormônio folículo-estimulante) estimula o crescimento dos folículos ovarianos. Dentro de cada um deles está um óvulo, o gameta feminino. No entanto, apenas um amadurece totalmente e segue para a próxima etapa.

Fase ovulatória

Agora chegamos na ovulação propriamente dita, que ocorre no 14º dia do ciclo menstrual. A ação dos hormônios também é muito importante nessa fase. O aumento da produção do hormônio LH (hormônio luteinizante) finaliza o amadurecimento do folículo que se rompe para liberar o óvulo. Nesse momento, o gameta feminino segue para uma das tubas uterinas.

Fase Lútea

A fase lútea marca o período entre o 15º e o 28º dia do ciclo menstrual. Na última fase, o folículo estimula a produção de uma dupla de hormônios muito importante para o desenvolvimento da gestação: o estrogênio e a progesterona.

Durante o ciclo menstrual o endométrio também é preparado pelos hormônios femininos estrogênio e progesterona para receber o embrião, tornando-se mais espesso.

Na fase lútea, o preparo é concluído, tornando o endométrio pronto para receber o embrião: nele ocorre a implantação ou fixação, iniciando a gravidez.

Se a mulher não engravidar, o endométrio se descama dando origem à menstruação e a um novo ciclo.

O que é período fértil?

A fecundação acontece a partir do encontro entre os gametas feminino e masculino, evento que ocorre apenas durante o período fértil. Logo, esse momento que também é conhecido como a janela de fertilidade, é a fase em que a mulher pode engravidar.

O intervalo considera o tempo que o óvulo fica nas tubas uterinas e o tempo que os espermatozoides conseguem sobreviver no corpo feminino. Entre os sinais mais comuns que indicam a fase, temos:

A presença de sintomas é muito relativa, pois eles podem variar de ciclo para ciclo. Além disso, muitas mulheres não percebem nenhuma alteração com a chegada da ovulação.

Para saber o seu período fértil, a mulher deve observar o próprio ciclo menstrual. Como a ovulação ocorre por volta do 14º dia do período menstrual, considerando ciclos regulares —, a janela de fertilidade começa 4 dias antes da ovulação e termina no dia seguinte, considerando o tempo de sobrevida dos gametas: 5 dias dos espermatozoides e 1 dia do óvulo, após ser liberado.

O período fértil é importante para a reprodução assistida?

O período fértil é essencial para a gestação, seja ela natural ou por meio da reprodução assistida. Assim, calcular a janela de fertilidade da mulher também faz parte do processo de todas as técnicas.

Na relação sexual programada (RSP), o cálculo do período fértil é utilizado para determinar o momento em que o casal deve intensificar as relações sexuais, após o processo de estimulação ovariana. Na inseminação artificial (IA), ele é importante para definir quando a injeção de espermatozoides na cavidade uterina será realizada.

Com a fertilização in vitro (FIV), identificar a janela de fertilidade da paciente é essencial para o sucesso do procedimento, mesmo ele acontecendo em laboratório.

Durante toda a estimulação ovariana, etapa comum às três técnicas, o crescimento dos folículos é acompanhado pelo médico por exames de ultrassonografia realizados periodicamente. Quando atingem o tamanho ideal, que ocorre com a chegada do período fértil, os folículos são coletados e os óvulos extraídos para realizar a fecundação.

A ovulação é o processo definido pela liberação do óvulo por um dos ovários, enquanto o período fértil é o intervalo em que a mulher tem mais chance de engravidar. Eles são importantes para a gravidez natural e para a reprodução assistida.

Se você quer aumentar as chances de engravidar naturalmente, confira o passo a passo sobre como calcular o seu período fértil!

Agradecemos a sua leitura, aproveite e compartilhe
com seus amigos esse texto:
Ficou com dúvidas ou gostou do conteúdo?
Deixe o seu comentário abaixo:

© 2021 ART MEDICINA S.A CNPJ: 17.109.145/0001-28. Todos os direitos reservados.
O conteúdo deste site foi elaborado pela equipe da Clínica Art Medicina e as informações aqui contidas tem caráter meramente informativo e educacional. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico, somente ele está habilitado a praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina. Todas imagens contidas no site são meramente ilustrativas e foram compradas em banco de imagens, não envolvendo imagens de pacientes.
Diretor Técnico: Marcelo Giacobbe - CRM 62588