Tudo que a Art Medicina pode oferecer para a sua paciente - Art Medicina Reprodutiva
Art Medicina | WhatsApp
Clínica Art Medicina Reprodutiva
Pré-agendar consulta
Tudo que a Art Medicina pode oferecer para a sua paciente

Tudo que a Art Medicina pode oferecer para a sua paciente

Temos o prazer de apresentar a você todas as possibilidades que a Art Medicina, especializada no que há de mais avançado em reprodução assistida, oferece para tratar a infertilidade conjugal.

Sabemos da importância de fornecer informações detalhadas e fundamentadas para que você possa compreender os benefícios de estabelecer uma parceria com nossa clínica e, assim, proporcionar o melhor cuidado para suas pacientes que enfrentam desafios na busca pela gravidez.

Continue conosco na leitura e conheça as possibilidades que a parceria com a Art Medicina oferece!

Infertilidade conjugal

A infertilidade conjugal é uma condição que se caracteriza pela incapacidade de um casal em conceber um filho após um ano de tentativas regulares, sem o uso de métodos contraceptivos. Essa condição pode afetar tanto homens quanto mulheres e representa um desafio emocional e físico para muitos casais em idade reprodutiva.

A infertilidade feminina pode ser causada por diversos fatores, incluindo disfunções ovulatórias, obstruções tubárias, endometriose, fatores imunológicos e idade avançada – enquanto a infertilidade masculina pode ser atribuída a problemas na produção ou transporte de espermatozoides, varicocele e infecções, entre outras causas.

Para esses casos, a Art Medicina oferece técnicas como a FIV (fertilização in vitro) e a IA (inseminação artificial), além de outras tecnologias complementares, indicadas de forma altamente individualizada.

A FIV é uma técnica de reprodução assistida em que o óvulo e o espermatozoide são fertilizados em laboratório para formar um embrião, que é então transferido para o útero da mulher, enquanto na IA os espermatozoides são preparados em laboratório e, posteriormente, introduzidos diretamente no útero, durante o período fértil controlado.

Por suas diferenças de complexidade, a IA é mais indicada em casos leves de fertilidade e a FIV pode ser recomendada em casos de infertilidade severa ou quando outras formas de tratamento não obtiveram sucesso.

Na Art Medicina, nossa abordagem multidisciplinar para a infertilidade conjugal envolve tecnologias de ponta e uma equipe de especialistas altamente qualificados, como ginecologistas, especialistas em reprodução humana, embriologistas e psicólogos, que trabalham em conjunto para acompanhar e tratar as causas específicas do problema de cada casal.

Prevenção da transmissão de doenças genéticas

Na Art Medicina, oferecemos aos casais a oportunidade de utilizar o PGT (teste genético pré-implantacional) nos tratamentos com a FIV, como uma poderosa ferramenta para evitar a transmissão de doenças genéticas hereditárias aos seus futuros descendentes.

O PGT se inicia após fertilização, quando um ou mais blastômeros (células do embrião) são coletados por biópsia, geralmente entre o terceiro e quinto dia de desenvolvimento.

O material genético destas células é submetido a uma análise por sequenciamento genético avançado, para identificar alterações cromossômicas e mutações genéticas específicas.

Com os resultados do PGT em mãos, nossos especialistas trabalham em conjunto com o casal para tomar decisões informadas sobre quais embriões são mais adequados para a transferência para o útero.

Dessa forma, é possível selecionar os embriões que apresentam um menor risco de transmitir doenças genéticas à descendência, aumentando significativamente as chances de uma gravidez bem-sucedida e saudável.

Casais homoafetivos que deseja ter filhos

A Art Medicina tem profundo respeito pela diversidade e reconhece o direito ao desejo de formar uma família, independentemente da orientação sexual dos casais. Por isso, oferecemos tratamentos de reprodução assistida especialmente adaptados para casais homoafetivos, proporcionando a oportunidade de serem pais e mães biológicos.

Para casais homoafetivos femininos, a Art Medicina conta com um banco de sêmen que pode fornecer ao casal as células reprodutivas necessárias. O tratamento pode ser feito por IA e FIV, embora só a FIV permita a gestação compartilhada – em que uma das parceiras fornece os óvulos, que são fecundados pelo sêmen do doador e posteriormente transferidos para o útero da outra mulher.

Já para casais homoafetivos masculinos, é possível realizar a FIV com doação de óvulos e recorrer a uma técnica conhecida como útero de substituição, também chamada de gestação por substituição ou barriga de aluguel.

Primeiramente, é necessária a obtenção de óvulos de uma doadora, que passa pelo processo de estimulação ovariana e coleta dos óvulos – e em seguida, os óvulos são fertilizados em laboratório com o sêmen de um dos parceiros e os embriões são transferidos para o útero da mulher que irá gestar o bebê, conhecida como gestante de substituição.

O útero de substituição é uma opção segura e legal, permitindo que casais homoafetivos masculinos também tenham a oportunidade de vivenciar a experiência da paternidade biológica.

As mesmas tecnologias podem ser também uma opção para pessoas que desejam ser mães e pais sem uma parceria.

Preservação da fertilidade

A preservação social da fertilidade é uma opção para homens e mulheres que desejam adiar a gravidez por motivos pessoais ou profissionais, sem necessariamente apresentarem condições médicas que afetam a fertilidade. No entanto, em função do esgotamento da reserva ovariana com a menopausa, as mulheres costumam buscar esse recurso com mais frequência.

Para mulheres, a preservação social da fertilidade é feita por meio da criopreservação de óvulos. Esse procedimento envolve a estimulação ovariana controlada para obter múltiplos óvulos, que são posteriormente coletados e congelados

Essa técnica garante que os óvulos fiquem preservados em seu estado atual, possibilitando que sejam utilizados no futuro, em tratamentos com a FIV, quando a mulher se sentir pronta para a maternidade.

A preservação oncológica da fertilidade é destinada a pacientes que enfrentam o diagnóstico de câncer ou outras doenças que requerem tratamentos agressivos, como quimioterapia ou radioterapia, com potencial para afetar negativamente a fertilidade.

Na Art Medicina, oferecemos a possibilidade de criopreservar óvulos, esperma ou tecido ovariano antes do início do tratamento oncológico, para que esses pacientes protejam sua capacidade reprodutiva e possam, após a recuperação, realizar o desejo de serem pais no futuro.

Toque neste link e leia nosso conteúdo completo sobre a FIV.

Agradecemos a sua leitura, aproveite e compartilhe
com seus amigos esse texto:
Ficou com dúvidas ou gostou do conteúdo?
Deixe o seu comentário abaixo:

© 2024 ART MEDICINA S.A CNPJ: 17.109.145/0001-28. Todos os direitos reservados.
O conteúdo deste site foi elaborado pela equipe da Clínica Art Medicina e as informações aqui contidas tem caráter meramente informativo e educacional. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico, somente ele está habilitado a praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina. Todas imagens contidas no site são meramente ilustrativas e foram compradas em banco de imagens, não envolvendo imagens de pacientes.
Diretor Técnico: Marcelo Giacobbe - CRM 62588