A uretra é um canal que liga a parte interna da bexiga à parte externa do corpo humano, terminando no pênis ou na vulva. É por ela onda a urina passa para ser eliminada e, no caso dos homens, é por onde o sêmen passa no momento da ejaculação.
Isso significa que a uretra é extremamente importante, não só para o sistema urinário de homens e mulheres, mas também para a fertilidade masculina.
Quando há uma inflamação na uretra, há o diagnóstico de um problema chamado uretrite. A uretrite pode ter diferentes causas e diversos sintomas, incluindo a infertilidade. Por isso, é extremamente importante saber identificar o problema para que seja possível tratá-lo.
Neste texto você terá informações sobre a uretrite e seus sintomas, assim como possibilidades de tratamento. Continue lendo:
A uretrite é uma inflamação na uretra, que pode ser causada principalmente por infecções bacterianas, mas também por infecções virais e por traumas físicos.
É muito comum que a uretrite seja uma consequência de uma infecção sexualmente transmissível (IST) e, por isso, uma das principais formas de prevenção é com o uso de preservativos.
Existem dois tipos principais da doença: a uretrite gonocócica e a não gonocócica.
A uretrite gonocócica é causada pela bactéria causadora da gonorreia, Neisseria gonorrhoeae, e é mais comum em homens. É um tipo mais fácil de ser identificado, já que costuma apresentar sintomas em até 3 dias após o início da infecção. Além disso, seus sintomas são um pouco mais severos.
Já a uretrite não gonocócica pode ser causada por outros tipos de bactérias, sendo muito comum a Chlamydia trachomatis, causadora da clamídia. Também pode estar relacionada a traumas físicos, como o uso de sondas urinárias. Ainda, outras possíveis causas da uretrite não gonocócica são a herpes viral e a candidíase.
Este segundo tipo da doença muitas vezes é assintomático e pode demorar até 15 dias para apresentar qualquer forma de manifestação, fazendo com que seja mais difícil identificá-lo.
Os sintomas da uretrite variam de acordo com o seu tipo, seja gonocócica ou não gonocócica.
Os principais sintomas da uretrite gonocócica são:
Já os sintomas da uretrite não gonocócica, muitas vezes não se manifestam. Quando existem sintomas, os principais são:
Além disso, outros sintomas relacionados à causa do problema também podem se manifestar. Ainda, é importante prestar atenção em possíveis alterações em outros órgãos e processos comuns do organismo, pois a infecção que causa ambos os tipos de uretrite podem se espalhar pelo corpo e causar outros sintomas.
Nas mulheres, é comum que o colo do útero seja atingido, o que pode causar dor nas relações sexuais e sangramento anormal. Outros órgãos também podem estar envolvidos, como as tubas uterinas e os ovários, causando o que chamamos de doença inflamatória pélvica. Este problema está relacionado à uretrite gonocócica e pode causar infertilidade feminina pela obstrução das trompas.
Já nos homens, a infecção pode causar inflamação nos testículos, deixando-os inchados e doloridos. Além disso, é possível que haja um bloqueio no canal que leva os espermatozoides à uretra, fazendo com que eles não sejam ejaculados e, consequentemente, causando a infertilidade masculina. Outra consequência pode ser a inflamação na próstata, que prejudica a produção dos gametas masculinos.
O tratamento para a uretrite vai variar de acordo com a causa do problema. Na maioria dos casos ele é feito por meio de antibióticos, mas também deve haver uma variação de acordo com a bactéria presente no organismo.
Em alguns casos, como quando há o diagnóstico de clamídia, tanto o/a paciente quanto seu/sua parceiro(a) sexual devem realizar o tratamento.
Anti-inflamatórios também podem ser indicados para o tratamento, com o objetivo de amenizar os sintomas. Outros tratamentos também podem ser indicados, lembrando que é extremamente importante tratar a causa da uretrite, seja ela por bactérias, vírus, fungos ou traumas físicos.
Quando a uretrite causa infertilidade no paciente e, mesmo após a conclusão do tratamento, este não consegue alcançar uma gestação após 12 meses de tentativas, recomenda-se a realização de técnicas de reprodução assistida.
Atualmente existem três técnicas, sendo que duas delas podem ser indicadas para estes casos: a inseminação intrauterina (IIU) e a fertilização in vitro (FIV). O médico é quem define a técnica adequada para cada paciente em específico, de acordo com suas características, a causa da infertilidade e outros fatores.
Para que a uretrite não cause problemas ainda mais graves, é fundamental que ela seja diagnosticada o mais rápido possível, para que o tratamento seja iniciado.
Para mais detalhes e informações sobre as causas, o diagnóstico e tratamento deste problema, leia outro artigo sobre uretrite aqui no site.
Agradecemos a sua leitura, aproveite e compartilhe
© 2024 ART MEDICINA S.A CNPJ: 17.109.145/0001-28. Todos os direitos reservados.
O conteúdo deste site foi elaborado pela equipe da Clínica Art Medicina e as informações aqui contidas tem caráter meramente informativo e educacional. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico, somente ele está habilitado a praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina. Todas imagens contidas no site são meramente ilustrativas e foram compradas em banco de imagens, não envolvendo imagens de pacientes.
Diretor Técnico: Marcelo Giacobbe - CRM 62588