E-books - Art Medicina Reprodutiva
Clínica Art Medicina Reprodutiva
Pré-agendar consulta
E-books

E-books

Manual da endometriose:

conheça tudo sobre a doença

Existem muitos mitos e estigmas relacionados à endometriose. Por ser uma doença complexa, que pode causar infertilidade e prejudicar a qualidade de vida da mulher, há muito medo do seu diagnóstico. No entanto, existe tratamento, é possível controlar os sintomas, melhorar a qualidade de vida e engravidar!

A endometriose se caracteriza principalmente pelo crescimento de endométrio ectópico, ou seja, o tecido que reveste a cavidade uterina passa a se desenvolver em outros órgãos e estruturas da cavidade pélvica e abdominal.

A endometriose é uma das doenças ginecológicas que mais leva mulheres em idade reprodutiva a buscar tratamentos para infertilidade feminina.

Estima-se que até 15% das mulheres no mundo já recebeu ou ainda vá receber esse diagnóstico e, em até 50% desses casos, a mulher apresenta infertilidade em diversos graus, dependendo da extensão e profundidade dos focos da doença.

A infertilidade e as manifestações associadas à dor pélvica crônica são os principais sintomas da endometriose, mas os prejuízos não abrangem somente a saúde física e reprodutiva, interferindo também nos aspectos emocionais e psicológicos dessas mulheres.

Este ebook convida você a conhecer mais sobre a endometriose, suas causas, consequências e tratamentos.

Miomas uterinos:

conheça a doença e sua relação com a infertilidade feminina

Os miomas uterinos são tumores benignos que causam uma preocupação enorme em mulheres de todo o mundo. Apesar de ser uma doença que exige cuidado e atenção, ela também precisa ser desmistificada em alguns aspectos.

A principal preocupação das pacientes é sobre a relação entre os miomas uterinos e o câncer, mas as chances de um tumor se desenvolver e se tornar cancerígeno são quase nulas. A doença pode sim provocar outras consequências, como a infertilidade feminina, mas também é comum que ela exista sem causar qualquer problema para a mulher.

Para entender o que de fato são os miomas, quais são suas causas, consequências, além da investigação e do tratamento, escrevemos esse e-book. Confira!

SOP (Síndrome dos Ovários policísticos):

Saiba tudo sobre a doença

A SOP (síndrome dos ovários policísticos) é uma das síndromes metabólicas mais frequentes entre as mulheres em idade reprodutiva no mundo. Envolvida com diversos diagnósticos de infertilidade feminina, a SOP é resultado de falhas na secreção de gonadotrofinas, o que provoca um aumento na concentração de testosterona, simultâneo a uma diminuição na produção de estrogênios.

A SOP é considerada uma doença progressiva, por isso é importante que a mulher esteja atenta aos sinais de seu corpo e realize as consultas ginecológicas de rotina com uma frequência adequada, para que condições como a SOP possam ser diagnosticadas de forma precoce e, por isso, tenham mais chances com relação aos tratamentos.

Este ebook convida você a entender melhor o que é a síndrome dos ovários policísticos, suas causas, consequências e fatores de risco, mostrando também quais os tratamentos a medicina reprodutiva oferece hoje, incluindo as técnicas de reprodução assistida, muitas vezes indicadas para a abordagem da infertilidade das mulheres com SOP.

Ovodoação:

saiba tudo sobre a técnica

Quando se fala de reprodução humana, pode se dizer que a tecnologia está bastante avançada. Hoje, além das três técnicas de reprodução assistida existentes (FIV, IA e RSP), diversos procedimentos complementares auxiliam casais inférteis que desejam ter um filho biológico.

Um exemplo é a ovodoação, que possibilita uma gestação mesmo para aquelas mulheres que, por qualquer motivo, não possuem óvulos de qualidade ou quantidade suficiente para engravidar. Homens solteiros ou casais homoafetivos masculinos também podem recorrer à técnica para gerar um filho com seu material genético.

A ovodoação é um procedimento complementar à fertilização in vitro (FIV), e tem grande importância por auxiliar pacientes em diferentes contextos. Neste e-book você encontrará todas as informações mais importantes sobre a ovodoação ou doação de óvulos.

© 2021 ART MEDICINA S.A CNPJ: 17.109.145/0001-28. Todos os direitos reservados.
O conteúdo deste site foi elaborado pela equipe da Clínica Art Medicina e as informações aqui contidas tem caráter meramente informativo e educacional. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico, somente ele está habilitado a praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina. Todas imagens contidas no site são meramente ilustrativas e foram compradas em banco de imagens, não envolvendo imagens de pacientes.
Diretor Técnico: Marcelo Giacobbe - CRM 62588