E-books - Art Medicina Reprodutiva
Art Medicina | WhatsApp
Clínica Art Medicina Reprodutiva
Pré-agendar consulta
E-books

E-books

Hormônios da fertilidade:

saiba tudo sobre eles

A fim de entender completamente os mecanismos da reprodução assistida, é preciso conhecer os hormônios relacionados à fertilidade e como eles estão relacionados entre si. Esse é um tema muito complexo, pois envolve a coordenação de algumas regiões diferentes do organismo humano: hipotálamo, hipófise, ovário (no sistema reprodutor feminino) e testículos (no sistema reprodutor masculino).
Neste e-book, vamos explicar cada um desses mecanismos e mostrar como eles estão relacionados com a função reprodutiva. Quer saber mais? Acompanhe!

Inseminação artificial:

conheça todos os detalhes da técnica

A inseminação artificial (IA) é uma das técnicas disponíveis na reprodução assistida. Ela também é conhecida como inseminação intrauterina (IIU), pois o sêmen do homem é inserido dentro da cavidade uterina com o auxílio de instrumentos específicos. Com isso, o processo de fecundação ocorre naturalmente nas tubas uterinas, como ocorreria após as relações sexuais.

É indicada para mulheres com até 35 anos, pois, depois dessa idade, fatores que levam a uma menor receptividade endometrial e níveis mais baixos de reserva ovariana reduzem a efetividade da técnica.

O procedimento pode ser recomendado para o tratamento de diversas condições, como a endometriose em estágios iniciais, os distúrbios da ovulação e alguns casos de infertilidade sem causa aparente (ISCA).

É feito de forma não-invasiva, sem cortes, e não exige várias etapas realizadas em laboratórios, como ocorre na fertilização in vitro. Por esses motivos, é considerado um procedimento de baixa complexidade.

Quer saber mais sobre a inseminação artificial? Acompanhe o nosso e-book!

Varicocele e infertilidade

manual completo da doença

O hábito de acompanhar a saúde reprodutiva com regularidade é relativamente mais popular entre as mulheres, que buscam informações sobre possíveis alterações em seus corpos com mais frequência e costumam realizar os exames ginecológicos de rotina anualmente.

Em contrapartida, a proporção de homens que acompanham a saúde reprodutiva é menor: a maioria somente busca atendimento médico quando surgem sintomas ou dificuldades para engravidar a parceira.

Contudo, como acontece com as mulheres, muitas doenças com potencial para provocar infertilidade masculina – como a varicocele –, são majoritariamente assintomáticas e na ausência ou atraso do tratamento, sua progressão pode resultar em quadros mais severos.


A varicocele é uma das mais recorrentes e ainda que possa ser identificada já na adolescência, por geralmente ser assintomática é comum o diagnóstico tardio, quando o homem inicia as tentativas para engravidar a parceira.


Este e-book é um convite aos homens com ou sem sintomas de varicocele, para que conheçam melhor os sinais indicativos da doença, seu funcionamento no corpo masculino, os exames envolvidos no diagnóstico e as formas de tratamento disponíveis.Boa leitura!

Manual da endometriose:

conheça tudo sobre a doença

Existem muitos mitos e estigmas relacionados à endometriose. Por ser uma doença complexa, que pode causar infertilidade e prejudicar a qualidade de vida da mulher, há muito medo do seu diagnóstico. No entanto, existe tratamento, é possível controlar os sintomas, melhorar a qualidade de vida e engravidar!

A endometriose se caracteriza principalmente pelo crescimento de endométrio ectópico, ou seja, o tecido que reveste a cavidade uterina passa a se desenvolver em outros órgãos e estruturas da cavidade pélvica e abdominal.

A endometriose é uma das doenças ginecológicas que mais leva mulheres em idade reprodutiva a buscar tratamentos para infertilidade feminina.

Estima-se que até 15% das mulheres no mundo já recebeu ou ainda vá receber esse diagnóstico e, em até 50% desses casos, a mulher apresenta infertilidade em diversos graus, dependendo da extensão e profundidade dos focos da doença.

A infertilidade e as manifestações associadas à dor pélvica crônica são os principais sintomas da endometriose, mas os prejuízos não abrangem somente a saúde física e reprodutiva, interferindo também nos aspectos emocionais e psicológicos dessas mulheres.

Este ebook convida você a conhecer mais sobre a endometriose, suas causas, consequências e tratamentos.

© 2022 ART MEDICINA S.A CNPJ: 17.109.145/0001-28. Todos os direitos reservados.
O conteúdo deste site foi elaborado pela equipe da Clínica Art Medicina e as informações aqui contidas tem caráter meramente informativo e educacional. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico, somente ele está habilitado a praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina. Todas imagens contidas no site são meramente ilustrativas e foram compradas em banco de imagens, não envolvendo imagens de pacientes.
Diretor Técnico: Marcelo Giacobbe - CRM 62588