O desejo de ter filhos biológicos não é exclusivo da família tradicional. Casais do mesmo sexo e homens solteiros também estão criando suas próprias famílias.
Embora a jornada da paternidade biológica para famílias não tradicionais envolva desafios médicos, esses obstáculos podem ser superados com a experiência e orientação adequadas.
A barriga de aluguel é uma ótima opção para casais homoafetivos masculinos ou homens solteiros que desejam ampliar sua família e, ao mesmo tempo, estar geneticamente conectados aos filhos.
Neste artigo, vamos explicar como isso é possível. Continue lendo para saber mais!
Barriga de aluguel, também conhecido como útero de substituição, é uma técnica de gestação em que a mulher realiza a gravidez e dá à luz um bebê que pertence a outros pais geneticamente e legalmente. Uma gravidez induzida pela técnica de reprodução assistida FIV (fertilização in vitro).
A legislação que envolve o ato médico, ou seja, as normas éticas para a barriga de aluguel são determinadas pelo Conselho Federal de Medicina, órgão que regulamenta a reprodução assistida no Brasil. . As principais regras são:
É muito importante seguir essas determinações, pois, se uma pessoa oferece dinheiro, por exemplo, para outra ser a barriga de aluguel, ela pode se auto determinar mãe e requerer todos os direitos desse filho, pelo fato de ter carregado o bebê na barriga!
Geralmente, todas as etapas do procedimento são realizadas sob a supervisão do departamento de psicologia. Eles irão garantir o bem-estar de todas as pessoas envolvidas e fornecer-lhes as ferramentas necessárias para enfrentar de forma adequada todos os desafios emocionais que o processo acarreta.
O caminho para a paternidade biológica de homens solteiros é semelhante aos dos casais homoafetivos masculinos, ou seja, óvulos fornecidos por uma doadora, selecionada de acordo com suas características na própria clínica de reprodução assistida e a utilização da barriga de aluguel.
Desde que a união estável entre casais do mesmo sexo foi permitida pelo supremo Tribunal Federal (STF) em 2011, muitas das questões legais envolvidas na construção de famílias foram simplificadas.
No entanto, para obter a gravidez por técnicas de reprodução assistida, é preciso observar as regras determinadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
Pronto para ser pai? Seu caminho para considerar a barriga de aluguel provavelmente começou há algum tempo. Agora você está pronto para fazer acontecer!
Para mais informações sobre a técnica, leia também o nosso artigo sobre casais homoafetivos e reprodução assistida.
Agradecemos a sua leitura, aproveite e compartilhe© 2024 ART MEDICINA S.A CNPJ: 17.109.145/0001-28. Todos os direitos reservados.
O conteúdo deste site foi elaborado pela equipe da Clínica Art Medicina e as informações aqui contidas tem caráter meramente informativo e educacional. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico, somente ele está habilitado a praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina. Todas imagens contidas no site são meramente ilustrativas e foram compradas em banco de imagens, não envolvendo imagens de pacientes.
Diretor Técnico: Marcelo Giacobbe - CRM 62588