Algumas doenças podem causar a infertilidade masculina ou feminina, que, segundo a OMS, é a incapacidade de alcançar uma gestação depois de 12 meses de tentativas sem o uso de nenhum método contraceptivo.
Quando o casal passa por problemas para engravidar, é importante que ambos façam exames para diagnosticar o problema e procurar o melhor tratamento nesta situação. Os exames são importantes para detectar a presença de doenças, infecções e possíveis alterações hormonais.
Em relação à infertilidade masculina, o principal meio de diagnóstico é o espermograma, realizado pelo urologista a fim de identificar a quantidade e a qualidade dos espermatozoides no sêmen.
Um dos problemas que o exame pode identificar é a varicocele, doença masculina que atinge os testículos e que pode prejudicar a produção de gametas, causando infertilidade. Obtenha mais informações a seguir:
A varicocele caracteriza-se por uma dilatação nas veias localizadas dentro do escroto, bolsa de pele que detém os testículos abaixo do pênis. É conhecida também como varizes dos testículos, devido à sua semelhança com as varizes encontradas nas pernas.
Apesar de não possuir causas totalmente claras à ciência, acredita-se que a varicocele é formada quando as válvulas dentro das veias do cordão espermático impedem o fluxo sanguíneo.
Por ser o responsável pelo transporte sanguíneo até os testículos, o cordão espermático, quando impedido, acaba causando inchaço e alargamento das veias.
Geralmente é um problema que não apresenta sintomas e raramente pode provocar dor. Essa dor pode variar de intensidade, aumentar com a prática de atividade física ou até mesmo piorar ao longo do dia.
Normalmente, a varicocele é desenvolvida lentamente e ocorre frequentemente no lado esquerdo, devido à posição da veia testicular esquerda. Ainda assim, a doença pode afetar a produção de espermatozoides de ambos os testículos.
As varizes promovem uma alteração na qualidade dos gametas e interferem na produção. A varicocele é uma das causas mais comuns de infertilidade em homens.
O tratamento de varicocele é fundamental em alguns casos, como:
O objetivo do tratamento é a oclusão das veias espermáticas que são responsáveis por drenar o testículo comprometido.
Esta correção é realizada por meio de cirurgia e atualmente o método mais utilizado é a microcirurgia subinguinal.
É uma técnica realizada com o auxílio de um microscópio a fim de identificar a artéria testicular, as veias e os linfáticos e diminuir as chances de uma possível lesão arterial.
Quando é realizada uma cirurgia sem o uso do microscópio, existe a possibilidade de a ligadura de vasos linfáticos levar a um acúmulo de líquido no escroto, o que é conhecido como hidrocele.
A cirurgia é subinguinal, realizada pouco acima do corpo do pênis. Mesmo após a sua realização, as veias continuarão dilatadas.
É um procedimento que atinge todos os vasos do cordão e, além de preservar linfáticos e artérias, ela não secciona os músculos, causando menos dor no pós-operatório.
É bastante utilizada devido ao baixo índice de recorrência e ao fato de proporcionar uma recuperação bastante rápida após a cirurgia, podendo o paciente ter alta em apenas um dia.
Quando a fertilidade não é restaurada após a cirurgia, é indicado o tratamento pela técnica de reprodução assistida: a fertilização in vitro (FIV).
A FIV é uma grande aliada de casais que passam por problemas de infertilidade, sendo a técnica de maior complexidade e maior índice de sucesso no alcance da gravidez.
É um método que possui cinco etapas, sendo a primeira parte composta pela estimulação ovariana e a indução da ovulação. Ela ocorre para que se obtenha mais óvulos maduros prontos para serem fertilizados.
Em um segundo momento ocorre a aspiração folicular para a coleta dos óvulos, feita por punção. Enquanto isso, a coleta dos espermatozoides é realizada por meio de masturbação, ou, em casos mais graves, por meio de aspiração cirúrgica.
Os gametas são preparados e é feita uma seleção para que apenas os melhores sejam utilizados para a fecundação, que é totalmente feita em laboratório.
A quarta etapa se dá pelo cultivo embrionário, no qual os embriões podem ser cultivados em meios de cultura por até seis dias, mantendo sempre o acompanhamento.
Por fim, é feita a transferência dos embriões para o útero e o sucesso do tratamento depende do funcionamento de todas as etapas.
Algumas técnicas complementares à FIV podem auxiliar na busca pela gravidez a fim de evitar falhas nos procedimentos e garantir a gestação.
Em casos de pacientes com varicocele que passam por problemas de infertilidade e optam pelo tratamento pela FIV, é possível selecionar os melhores gametas para utilizar na fecundação.
A FIV é bastante indicada e apresenta os maiores números de gestações bem-sucedidas.
Aos sinais de infertilidade, é indicado procurar um urologista ou especialista em reprodução assistida para diagnosticar o problema e saber qual o tratamento mais adequado nesta situação.
Se ainda restou alguma dúvida, sugiro a leitura do artigo completo e detalhado sobre a varicocele aqui no site.
Agradecemos a sua leitura, aproveite e compartilhe
© 2024 ART MEDICINA S.A CNPJ: 17.109.145/0001-28. Todos os direitos reservados.
O conteúdo deste site foi elaborado pela equipe da Clínica Art Medicina e as informações aqui contidas tem caráter meramente informativo e educacional. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico, somente ele está habilitado a praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina. Todas imagens contidas no site são meramente ilustrativas e foram compradas em banco de imagens, não envolvendo imagens de pacientes.
Diretor Técnico: Marcelo Giacobbe - CRM 62588