Reversão de laqueadura ou FIV? - Art Medicina Reprodutiva
Art Medicina | WhatsApp
Clínica Art Medicina Reprodutiva
Pré-agendar consulta
Reversão de laqueadura ou FIV?

Reversão de laqueadura ou FIV?

A laqueadura é um procedimento cirúrgico que tem a função de um contraceptivo feminino, ou seja, anula as possibilidades de uma mulher engravidar. Também conhecida como ligadura das trompas, a cirurgia consiste no corte ou no bloqueio das tubas uterinas, com o objetivo de impedir que os espermatozoides cheguem até os óvulos, para que não haja a fecundação.

Apesar de ser considerado um procedimento definitivo, em algumas situações é possível fazer a reversão da laqueadura. Essa pode ser uma indicação nos casos em que a mulher se arrepende da decisão tomada e decide ter filhos novamente.

A situação é bastante comum, principalmente entre as mulheres que fizeram o procedimento quando eram muito jovens. Os motivos para a mudança de opinião são diversos e pessoais. Quando isso acontece, muitas pensam na possibilidade de reverter a laqueadura. Mas e quando não é possível? Existe outra solução? Em alguns casos, a melhor opção pode ser a FIV (fertilização in vitro).

Porém, este é um assunto um tanto quanto complexo e diversos fatores devem ser analisados antes de definir qual é o procedimento ideal para que a mulher possa engravidar novamente. Para mais informações, continue lendo este conteúdo:

O que é a reversão da laqueadura?

Em casos bastante específicos, é possível fazer a reversão da laqueadura e, consequentemente, da infertilidade feminina. O processo também é cirúrgico e é minimamente invasivo, mas seu sucesso depende de diversos fatores e, por isso, nem sempre pode ser indicado.

A cirurgia é feita por meio de videolaparoscopia, com pequenos cortes no abdômen. As partes que anteriormente haviam sido cortadas ou bloqueadas, agora são reconectadas às tubas para que elas voltem às suas características originais e possam exercer sua função, permitindo que os espermatozoides cheguem até o óvulo e a fecundação aconteça.

Porém, para que este procedimento possa ser realizado, o médico precisa analisar quais são as chances de se obter um resultado positivo e uma gestação natural após a cirurgia. Isso vai depender de alguns fatores, que serão abordados com detalhes neste texto.

O que é a FIV?

Quando a reversão da laqueadura não é indicada, uma solução para que a mulher possa engravidar é a fertilização in vitro, ou FIV, uma técnica de reprodução assistida.

A FIV consiste na coleta dos óvulos e dos espermatozoides, para a realização da fecundação em laboratório e posterior transferência do embrião formado diretamente para o útero da mulher.

No processo de uma gestação natural, as tubas uterinas são fundamentais tanto para o transporte dos óvulos, dos ovários até o útero, quanto para a fecundação em si, já que é ali onde ela acontece.

Como na FIV os óvulos são retirados diretamente dos ovários e a fecundação acontece em laboratório, as tubas uterinas não têm nenhuma função neste procedimento. É por isso que esta é uma alternativa para as mulheres que já realizaram uma laqueadura não podem revertê-la.

Reversão da laqueadura ou FIV? Como escolher a melhor opção?

É importante que fique claro que não existe uma opção melhor que a outra, e sim a mais indicada para cada paciente de forma específica.

Em um primeiro momento, a reversão da laqueadura pode parecer uma solução mais simples, devido à complexidade da FIV. Porém, diversos fatores devem ser levados em conta. Primeiro, é necessário analisar se a reversão realmente pode oferecer um bom resultado e se existem grandes chances de a mulher conseguir engravidar de forma natural depois da cirurgia.

A idade da mulher, por exemplo, é bastante importante. A reversão não é recomendada para aquelas que já passaram dos 35 anos. Além disso, mesmo as mulheres mais jovens só podem realizar o procedimento se não houver nenhuma outra questão que possa estar relacionada à infertilidade, como baixa reserva ovariana, por exemplo.

Outro fator importante é o tempo que se passou após a laqueadura, assim como o método utilizado. Se a ligadura foi feita com anéis ou clipes tubários, as chances de reversão são bem maiores do que quando existem cortes e cicatrizes. Os procedimentos mais recentes também possuem mais chances do que aqueles que foram realizados há muitos anos.

Porém, mesmo quando há grandes chances de sucesso, é impossível garantir que a mulher vai alcançar uma gravidez de forma natural após a reversão.

Ainda, é preciso levar em conta que, por mais que a reversão da laqueadura seja um procedimento minimamente invasivo, ainda existem riscos como em qualquer outra cirurgia. Neste caso, além de infecções e lesões de órgãos próximos, um dos maiores riscos é uma gestação ectópica.

Já com relação à FIV, não existem tantos fatores que possam impedir a realização da técnica. Porém, o processo é bastante complexo, existem diversas etapas e procedimentos a serem realizados e o custo também é maior do que a reversão da laqueadura.

Para identificar o processo mais recomendado para o seu caso, é fundamental procurar um médico para realizar exames e obter um diagnóstico preciso.

Se considera este conteúdo relevante, leia também o artigo com todas as informações mais importantes sobre a FIV (fertilização in vitro).

 

Agradecemos a sua leitura, aproveite e compartilhe
com seus amigos esse texto:
Ficou com dúvidas ou gostou do conteúdo?
Deixe o seu comentário abaixo:

© 2024 ART MEDICINA S.A CNPJ: 17.109.145/0001-28. Todos os direitos reservados.
O conteúdo deste site foi elaborado pela equipe da Clínica Art Medicina e as informações aqui contidas tem caráter meramente informativo e educacional. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico, somente ele está habilitado a praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina. Todas imagens contidas no site são meramente ilustrativas e foram compradas em banco de imagens, não envolvendo imagens de pacientes.
Diretor Técnico: Marcelo Giacobbe - CRM 62588