O sistema reprodutor masculino é constituído de órgãos externos e internos que amadurecem ao longo de sua vida, principalmente na puberdade. A partir desse momento, o homem já se encontra preparado fisiologicamente para reproduzir.
Testículos, pênis, uretra, vesículas seminais, próstata, canais deferentes e epidídimos são os órgãos pertencentes a esse sistema. Trata-se de uma estrutura dupla, portanto existem dois testículos, dois canais deferentes e assim sucessivamente.
Para que a reprodução aconteça de maneira adequada, é essencial que toda esse sistema esteja em bom funcionamento. Desde a produção até o transporte e liberação dos espermatozoides, tudo deve acontecer de maneira saudável para que seja iniciada uma gestação.
Os epidídimos são canais localizados no interior da bolsa testicular (escroto) e são os responsáveis por armazenar os gametas. Algumas doenças podem causar a infertilidade masculina, afetando estruturas essenciais no processo até a formação de um novo ser.
Homens que buscam a paternidade devem procurar auxílio médico ao primeiro sinal de dificuldade nesse caminho, pois um tratamento precoce evita maiores complicações.
Entenda, neste texto, o que são os epidídimos, estruturas importantes do sistema reprodutor masculino, e saiba qual a sua relação com a fertilidade do homem.
O sistema reprodutor masculino possui dois epidídimos que recobrem posteriormente a superfície dos testículos. São canais alongados e se apresentam como um tubo enovelado, podendo atingir grandes dimensões.
São formados por três porções: a cabeça, parte mais dilatada e que possui contato com a parte superior do testículo, o corpo e a cauda, que está localizada na parte inferior e faz ligação com o ducto deferente.
É nos epidídimos que os espermatozoides permanecem até que amadureçam, desenvolvendo a capacidade de se movimentar. Ao atingirem a maturação ideal, os gametas se dirigem, por meio dos ductos deferentes, até a saída do organismo masculino.
Os epidídimos são fundamentais para o processo de reprodução e, quando são afetados de alguma forma, podem interferir na fertilidade do homem. Uma das principais causas da infertilidade masculina é a alteração na produção, transporte e liberação das células sexuais.
Os espermatozoides são os gametas masculinos responsáveis pela fecundação dos óvulos para a reprodução humana. São produzidos no interior dos testículos, nos túbulos seminíferos, por meio da espermatogênese.
Essa produção tem início na puberdade e pode durar toda a vida do homem, sofrendo uma queda considerável durante a velhice. Células denominadas espermatogônias iniciam uma série de divisões mitóticas, que podem originar outras espermatogônias ou se diferenciarem em espermatócitos primários que iniciam a mitose.
Posteriormente, são obtidos os espermatócitos secundários, que entram em mitose II dando origem às espermátides. A espermiogênese é um processo pelo qual as espermátides passam para formar a cabeça e cauda dos espermatozoides. Após esse momento, os gametas saem dos túbulos seminíferos em direção aos epidídimos.
As células sexuais permanecem armazenadas nos epidídimos até que amadureçam. Durante a ejaculação são transferidas pelos canais deferentes para fora do corpo do homem. Quando ocorre a relação sexual, podem se encontrar com os óvulos nas tubas uterinas para realizar a fecundação.
Os epidídimos são estruturas responsáveis por armazenar os espermatozoides para o seu amadurecimento, mantendo-os até que sejam capazes de se movimentar adequadamente.
Quando o órgão é afetado por doenças e alterações no organismo, sua função pode ser comprometida, dificultando o caminho até a gravidez. Uma dessas condições é a epididimite, inflamação dos epidídimos, que pode ser aguda ou crônica.
Em sua forma aguda, a doença pode surgir subitamente resultando em sintomas de fácil identificação. O diagnóstico precoce possibilita realizar o tratamento sem mais complicações para o paciente.
Quando identificada de maneira tardia, a patologia pode se tornar crônica, desenvolvendo os sintomas com mais lentidão e ocasionando problemas na saúde do homem, sendo a infertilidade uma das consequências.
Normalmente, é causada por infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como a clamídia e a gonorreia. Pode ser diagnosticada por meio do exame físico associado a exames de imagem para confirmar ou descartar a presença da infecção.
Após essa identificação, são prescritos antibióticos para que seja tratada. Quando causadas por ISTs, é recomendado que o parceiro sexual também seja tratado para evitar uma nova contaminação.
Se houver o desejo de ser pai, é possível optar pelo tratamento pela reprodução assistida. A principal indicação é a fertilização in vitro (FIV), técnica mais complexa.
O método é muito eficiente e uma ótima opção para homens com o desejo de alcançar a gravidez em algum momento. Os recursos avançados permitem a solução de diferentes problemas. O tratamento é feito de maneira individual para atender às necessidades de cada paciente.
Se interessou por esse assunto? Toque aqui para ler mais sobre a epididimite.
Agradecemos a sua leitura, aproveite e compartilhe© 2024 ART MEDICINA S.A CNPJ: 17.109.145/0001-28. Todos os direitos reservados.
O conteúdo deste site foi elaborado pela equipe da Clínica Art Medicina e as informações aqui contidas tem caráter meramente informativo e educacional. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico, somente ele está habilitado a praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina. Todas imagens contidas no site são meramente ilustrativas e foram compradas em banco de imagens, não envolvendo imagens de pacientes.
Diretor Técnico: Marcelo Giacobbe - CRM 62588