O que é epididimite? - Art Medicina Reprodutiva
Art Medicina | WhatsApp
Clínica Art Medicina Reprodutiva
Pré-agendar consulta
O que é epididimite?

O que é epididimite?

O sistema reprodutor masculino é um conjunto de órgãos e estruturas complexo, que garante a formação, amadurecimento, armazenamento e transporte dos espermatozoides. Assim, é possível levar o gameta masculino ao encontro do óvulo para que haja a formação do embrião e desenvolvimento da gravidez.

Porém, para que o trajeto do espermatozoide ocorra sem problemas, todas essas estruturas precisam estar sadias. Um dos problemas que podem afetar os epidídimos, tubos que fazem parte desse sistema, é a sua inflamação, a epididimite.

Neste texto, vamos explicar em detalhes essa doença, seus sintomas e tratamento. Continue a leitura e entenda ainda por que a epididimite pode afetar a fertilidade do homem e a importância dos tratamentos de reprodução assistida nesses casos.

O que são os epidídimos e qual é sua função?

Antes de esclarecer o que é a epididimite, é interessante entender o que são os epidídimos. No interior da bolsa testicular, o homem possui dois testículos, glândulas sexuais em que se localizam tubos bastante finos, chamados de túbulos seminíferos, onde ocorre a formação dos espermatozoides.

Na margem posterior lateral de cada testículo, encontram-se os epidídimos. Logo, o homem tem dois complexos de epidídimos, estruturas responsáveis pela maturidade dos espermatozoides. Assim, depois que as células sexuais são produzidas, elas ficam armazenadas até se desenvolverem nesses locais.

Depois de maduros, os espermatozoides são transportados pelos canais deferentes até a uretra, local onde entram em contato com o meio externo quando o homem ejacula. Como se vê, os epidídimos têm um papel importante no processo de fertilidade masculina, armazenando os gametas e fazendo a ligação dos testículos aos canais deferentes para seu transporte.

O que é epididimite e quais são suas causas?

Depois de saber o que são os epidídimos, chega o momento de compreender que esses tubos podem estar suscetíveis a infecções, especialmente as sexualmente transmissíveis (ISTs). Desse modo, algumas bactérias podem infeccionar essas estruturas, quadro chamado de epididimite.

A doença pode ser aguda, que dura algumas semanas e apresenta sintomas fáceis de notar, ou crônica, quando dura um período maior, pois demora a ser diagnosticada. A grande preocupação é que, nesse caso, pode trazer complicações, como a infertilidade.

Geralmente, a doença é causada por infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como a clamídia, por isso tende a afetar mais os homens sexualmente ativos. Contudo, pode ser decorrente de alguma infecção que tem início na bexiga, uretra ou na próstata ou ser resultado de a traumas na região dos testículos.

Por resultar na maioria das vezes de uma IST, a melhor forma de prevenir a epididimite é com o uso de preservativos nas relações sexuais.

Quais os principais sintomas da doença?

Como o homem pode perceber que está com epididimite? A doença apresenta alguns sintomas, como:

Como é feito o diagnóstico da epididimite e como tratar a doença?

Ao notar alguns desses sinais, o recomendado é procurar um urologista. O diagnóstico da epididimite é feito com o exame físico, além de testes laboratoriais, como o de urina e rastreamento de infecções sexualmente transmissíveis. Pode ser necessário, também, a realização de ultrassonografia e ressonância magnética.

Depois de detectada a doença, o tratamento é medicamentoso, feito com antibióticos de acordo com a bactéria causadora da infecção. Quando a doença é causada por uma IST, o ideal é que a parceira também procure tratamento. Analgésicos e anti-inflamatórios podem ser ainda indicados, especialmente para o alívio da dor.

Como dissemos, o diagnóstico e realização do tratamento precoces são essenciais para evitar complicações como a infertilidade, inflamação dos testículos (epidídimo-orquite) ou abcessos no testículo.

Na situação de abcessos mais graves ou prejuízos maiores nos epidídimos, pode ser preciso realizar o tratamento cirúrgico, retirando-os parcial ou integralmente.

Quais tratamentos de reprodução assistida podem ajudar homens com esse quadro?

Em um primeiro momento, saber que a inflamação prejudicou a fertilidade do homem pode abalar os sonhos de um casal. No entanto, existem tratamentos de reprodução assistida para esses casos.

Um deles é a fertilização in vitro (FIV), que pode fazer a coleta dos espermatozoides diretamente dos testículos ou dos epidídimos, quando o homem tem alterações graves na quantidade e/ou qualidade dos espermatozoides. Depois, os melhores gametas são selecionados por técnicas de preparo seminal para a fecundação.

Hoje, praticamente todos os ciclos de FIV utilizam a injeção intracitoplasmática de espermatozoide (ICSI) para fecundação e ela é especialmente indicada para casos graves de infertilidade masculina. Nesse procedimento, o gameta masculino é inserido dentro do óvulo com o auxílio de uma agulha, facilitando a formação do embrião.

A partir dessas informações, foi possível entender melhor o que é a epididimite. Você viu como é importante que o homem não negligencie os sintomas da doença, pois pode haver prejuízos para o sistema reprodutor masculino quando ela não é tratada.

Quer saber mais detalhes sobre essa inflamação? Toque aqui!

Agradecemos a sua leitura, aproveite e compartilhe
com seus amigos esse texto:
Ficou com dúvidas ou gostou do conteúdo?
Deixe o seu comentário abaixo:

© 2024 ART MEDICINA S.A CNPJ: 17.109.145/0001-28. Todos os direitos reservados.
O conteúdo deste site foi elaborado pela equipe da Clínica Art Medicina e as informações aqui contidas tem caráter meramente informativo e educacional. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico, somente ele está habilitado a praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina. Todas imagens contidas no site são meramente ilustrativas e foram compradas em banco de imagens, não envolvendo imagens de pacientes.
Diretor Técnico: Marcelo Giacobbe - CRM 62588