O ciclo menstrual é um período de, em média, 28 dias, em que o corpo se prepara para a fecundação e, caso ela não ocorra, acontece a menstruação, que é a eliminação de parte do endométrio.
Como o ciclo é dividido em fases, que preparam o corpo para ovular, não é possível engravidar em qualquer dia do mês. Para a mulher — tanto a que deseja quanto a que não deseja uma gestação —, é fundamental conhecer e saber calcular o período fértil.
Um detalhe importante é que o ciclo menstrual é ininterrupto, ou seja, quando acaba um, começa outro. Portanto, se o seu período fértil aconteceu em determinados dias de outubro, não significa que acontecerá na mesma data em novembro.
Quer saber mais sobre o assunto? Neste texto, você vai entender o que é e como calcular o período fértil. Continue a leitura.
Período fértil é o momento do ciclo menstrual em que o corpo está mais preparado para a gravidez, pois ocorre a liberação de um óvulo por um dos ovários. Caso haja uma relação sexual, o espermatozoide pode encontrar o óvulo e fertilizá-lo.
Para que você entenda perfeitamente o que é período fértil, no entanto, é necessário conhecer o ciclo menstrual, período de 28 dias entre o primeiro dia de fluxo menstrual até o último dia antes da menstruação seguinte. Divide-se em 3 fases, que são:
A primeira fase acontece no primeiro dia da menstruação — que indica o início de um novo ciclo menstrual — e dura de 12 a 14 dias, em média. O sangramento é o desprendimento do endométrio (camada interna do útero) que ocorre quando não há fecundação. Ele ocorre pela baixa concentração de estrogênio e progesterona no organismo.
Esse momento é marcado pela produção em pequenas quantidades dos hormônios folículo-estimulante (FSH) e luteinizante (LH) pela hipófise, que vão induzir a produção de estrogênio pela mesma glândula.
O FSH é responsável pelo desenvolvimento dos folículos nos ovários. Cada folículo tem com um único óvulo, que vai se desprender para a fecundação. Assim que um folículo, o chamado dominante, atinge o tamanho ideal, o nível de FSH volta a diminuir para evitar gestação de gêmeos. Os outros folículos regridem e são absorvidos pelo organismo.
A partir daí, o nível de estrogênio começa a aumentar. O endométrio, então, fica mais espesso e com nutrientes, que servirão para alimentar o futuro embrião.
É marcada pelo pico de produção do hormônio luteinizante, que estimula o folículo mais desenvolvido a romper e a liberar o óvulo. Essa fase é a mais curta e com a maior variação de tempo — geralmente dura de 16 a 32 horas. Ela termina quando o óvulo é liberado, que costuma acontecer de 10 a 12 horas após o pico do LH.
A medição desse hormônio na urina detecta o período fértil. Há maior probabilidade de gravidez quando há relação sexual e liberação de sêmen antes da liberação do óvulo, ou seja, durante o final da fase folicular.
Depois de liberado, o óvulo vai então ao útero pelas tubas uterinas, também chamadas trompas de Falópio.
Nessa fase, há outro pico de estrogênio e de progesterona. A fase lútea começa após a ovulação e dura, em média, 14 dias. O folículo que liberou o óvulo torna-se corpo-lúteo e produz progesterona no ovário durante esse período, preparando o organismo para a chegada de um embrião. Os níveis de estrogênio também permanecem altos — o hormônio estimula o endométrio a espessar.
Caso não ocorra a gravidez, o corpo-lúteo começa a se degenerar. Os níveis hormonais caem e provocam o desprendimento do endométrio, dando início a um novo período menstrual.
Cada tipo de ciclo tem uma conta diferente. Portanto, é bom saber as diferentes formas de calcular o período fértil. Veja:
Para quem tem um ciclo menstrual regular (de 28 dias, por exemplo), a conta é mais simples, já que a janela da fertilidade costuma durar seis dias. Considera-se o ápice da ovulação o 14º dia após o primeiro dia de menstruação, portanto o período fértil inicia-se de 2 a 3 dias antes da ovulação e termina de 2 a 3 dias depois.
Ciclos irregulares necessitam de mais atenção. Portanto, você precisa anotar o começo dos seus ciclos menstruais por, pelo menos, 12 meses.
Um método fundamental para perceber seu período fértil é observar as mudanças no corpo, como alteração no muco vaginal e aumento da libido. No caso de ciclos irregulares, o mais indicado é contar com o auxílio de um ginecologista, pois o cálculo é menos seguro. Além disso, outros problemas podem estar causando ciclos muito longos ou muito curtos.
Entendeu como calcular o período fértil? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e leia este outro texto sobre o assunto.
Agradecemos a sua leitura, aproveite e compartilhe© 2024 ART MEDICINA S.A CNPJ: 17.109.145/0001-28. Todos os direitos reservados.
O conteúdo deste site foi elaborado pela equipe da Clínica Art Medicina e as informações aqui contidas tem caráter meramente informativo e educacional. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico, somente ele está habilitado a praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina. Todas imagens contidas no site são meramente ilustrativas e foram compradas em banco de imagens, não envolvendo imagens de pacientes.
Diretor Técnico: Marcelo Giacobbe - CRM 62588