O hábito de acompanhar a saúde reprodutiva com regularidade é relativamente mais popular entre as mulheres, que buscam informações sobre possíveis alterações em seus corpos com mais frequência e costumam realizar os exames ginecológicos de rotina anualmente.
Em contrapartida, a proporção de homens que acompanham a saúde reprodutiva é menor: a maioria somente busca atendimento médico quando surgem sintomas ou dificuldades para engravidar a parceira.
Contudo, como acontece com as mulheres, muitas doenças com potencial para provocar infertilidade masculina – como a varicocele –, são majoritariamente assintomáticas e na ausência ou atraso do tratamento, sua progressão pode resultar em quadros mais severos.
A varicocele é uma das mais recorrentes e ainda que possa ser identificada já na adolescência, por geralmente ser assintomática é comum o diagnóstico tardio, quando o homem inicia as tentativas para engravidar a parceira.
Este e-book é um convite aos homens com ou sem sintomas de varicocele, para que conheçam melhor os sinais indicativos da doença, seu funcionamento no corpo masculino, os exames envolvidos no diagnóstico e as formas de tratamento disponíveis.Boa leitura!